Mamãe e Eu

O Usos de Medicamentos na Amamentação

O Uso de Medicamentos na Amamentação

É muito frequente o uso de medicamentos e outras substâncias por mulheres que estão amamentando. A maioria é compatível com a amamentação; poucos são os fármacos formalmente contraindicados e alguns requerem cautela ao serem prescritos durante a amamentação, devido aos riscos de efeitos adversos nos lactentes e/ou na lactação.

No entanto, com frequência os profissionais de saúde recomendam a interrupção do aleitamento materno quando as mães são medicadas, muitas vezes porque desconhecem o grau de segurança do uso das diversas drogas (também referidas como medicamentos ou fármacos) durante o período de lactação. Por isso, cabe ao profissional de saúde, antes de tomar qualquer decisão, buscar informações atualizadas para avaliar adequadamente os riscos e os benefícios do uso de uma determinada droga em uma mulher que está amamentando.

Visando auxiliar os profissionais de saúde nas suas avaliações quanto ao uso de drogas durante a amamentação, o Ministério da Saúde, por meio da Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno, em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), disponibiliza este Manual contendo informações básicas sobre o uso de drogas durante o período da lactação.


Este Manual, uma atualização a versão editada pelo Ministério da Saúde em 2000, resulta do esforço de um grupo de consultores que realizaram ampla revisão da literatura sobre medicamentos e outras substâncias que podem ser transferidas para o leite materno e seus possíveis efeitos no lactente e/ou na lactação. Sem dúvida, este Manual vem preencher uma lacuna percebida pelos profissionais envolvidos na promoção, proteção e apoio à prática da amamentação e será uma importante ferramenta para o fortalecimento da Rede Amamenta Brasil. Ministério da Saúde

Além da fonte Amamentação e Uso de Medicamentos e outras Substancias, do Ministério da Saúde, Brasil, o Mamãe & Eu ainda disponibiliza outros dois sites científicos, o LactMed-  Drugs and Lactation Database e o e-lactancia, altamente confiáveis para corroborar sua pesquisa.

 

Clique nos links e veja.