Estimulação Psicomotora
Desenvolvimento Psicomotor – Aprenda a brincar com seu bebê, mês a mês!
A brincadeira é um importante espaço onde ocorrem trocas de informações e onde é criado um mundo de ilusões e verdades por meio de símbolos, vivenciando momentos de alegria, satisfações e angústias. Nesse momento lúdico, a criança aprende a solucionar situações de conflito. Mais tarde, o que parecia uma simples brincadeira será a preparação para um adulto mais organizado, capaz de lidar com o inesperado, tratando as dificuldades com mais habilidade.
No momento da brincadeira o bebê deve estar com o mínimo de roupa possível para movimentar-se livremente no chão de forma ativa. Não pode estar com sono nem com fome (observar o ritmo: alimentar-se, fazer atividade, soneca). As brincadeiras podem ser interrompidas para uma pequena pausa no colo, se necessário.
Aprenda aqui como brincar com o seu bebê, mês a mês!
1º mês
MARCOS DO DESENVOLVIMENTO
- Levanta a cabeça
- É capaz de imitar gestos
- Gosta de movimentos de embalo
- Aprende a acalmar-se com carinho, toque suave, segurança do colo e a voz dos pais
- Reage aos sons, audição bem desenvolvida (a partir da 21ª semana de gestação) e reconhece os sons da vida fetal
- Interesse por contrastes e enxerga objetos muito próximos (15 a 20 cm)
- Olha fixo para rostos, tem interesse por formas arredondadas
- Preferem vozes agudas
- O tato é o modo que eles se conectam com o mundo e consigo mesmos (portanto, deixe o bebê por a mão na boca)
- Prefere sabores mais adocicados
- Distingue cheiros diferentes e responde ao cheiro da mãe
- Passa boa parte do tempo dormindo (18 a 20 hs/dia)
SUGESTÕES
- Converse com o bebê, faça carinho, elogie-o
- Coloque objetos pequenos, macios e coloridos na mão da criança ou a uma distância de 20 cm
- Movimente brinquedos de um lado para o outro, para que o bebê possa acompanhar o movimento
- Junte as mãos do bebê como se fossem bater palmas
- Ajude o bebê a se levantar um pouquinho e deite-o novamente, para firmar o tronco e a cabeça
- Balance levemente um chocalho para o bebê ouvir o som e associar ao movimento
- Passeie e tome sol com o bebê quando o tempo estiver bom e dentro do horário permitido
- Carregue o bebê virado para frente, como se estivesse sentado numa cadeirinha
- Mude sempre o bebê de posição e de lugar
- Colo, Sling
2º mês
MARCOS DO DESENVOLVIMENTO
- Mantém a cabeça erguida por períodos curtos
- Levanta a cabeça num ângulo de 45 graus
- Vocaliza sons como “agu” e “arru”
- Segue os objetos com o olhar
- Movimentos ficam menos bruscos
- Sorri ao contato social
- Desenvolve um tipo de choro para cada tipo de problema
SUGESTÕES
- Manter as orientações do 1º mês
- Coloque o bebê de bruços, com brinquedos coloridos em ambos os lados, para estimular a lateralidade; se colocar brinquedos na frente do bebê estimule-o a se arrastar para alcançá-los
- Movimente objetos coloridos para baixo e para cima (para estimular a movimentação ocular do bebê)
- Brinque de conversar, cantar, balbuciar e emitir sons diversos para ele
- Coloque chocalhos e argolas na mão do bebê
- Pendure móbiles no berço
3º mês
MARCOS DO DESENVOLVIMENTO
- Segura a cabeça com firmeza
- Dá gargalhada
- Dá gritinhos
- Reconhece o seu rosto e seu cheiro
- Reconhece a sua voz
- Vira a cabeça na direção dos sons
- Leva as mãos à boca e suga os dedos
- Segura objetos com firmeza por pouco tempo
- Reage às brincadeiras com movimentos de pernas e braços
SUGESTÕES
- Brinque de esconde-esconde com o bebê, escondendo preferencialmente o rosto
- Deixe o bebê de bruços para brincar
- Coloque brinquedos perto da mão do bebê para que ele tente pegá-los. Procure brincar com ele para que se sinta estimulado a conseguir alcançá-los
- Brinque com móbiles
- Olhe nos olhos do bebê, falar com ele, escutar e imitar seus sons, admirar seu sorriso
- Explore as inúmeras possibilidades de brincadeiras com bolas
- Simule um balanço na rede
4º mês
MARCOS DO DESENVOLVIMENTO
- Responde com sons quando você fala com ela
- Consegue apoiar o peso nas pernas
- Junta as mãos e bate nos brinquedos
- Consegue segurar um brinquedo
- Estica o braço para pegar objetos
- Consegue se virar se está deitada
SUGESTÕES
- Manter as orientações anteriores e avançar um pouco mais
- Com o bebê de lado, estimule-o a rolar sobre si mesmo
- Com o bebê de barriga para cima e sobre um colchãozinho, gire o colchão arrastando-o em 360˚
- Favoreça o “nadar no seco”, quando o bebê estiver de bruços
- Sente-o no bebê conforto e ofereça brinquedos como chocalho
- Mostre um brinquedo e depois esconda-o, para observar se o bebê o procura
- Brinque de esconde-esconde com o bebê, escondendo preferencialmente o rosto
5º mês
MARCOS DO DESENVOLVIMENTO
- Consegue distinguir cores primárias
- Consegue se virar deitado
- Consegue se distrair com as mãos e os pés
- Vira na direção de barulhos novos
- Reconhece o próprio nome
- Põe objetos na boca
- Senta com apoio
SUGESTÕES
- Mantenha as orientações anteriores e avançar um pouco mais
- Leia com o bebê e para o bebê
- Coloque o bebê sentado, cercado de almofadas
- Segure o bebê pelas axilas e coloque-o em pé por curtos períodos
- Dê brinquedos para que o bebê possa pegá-los com as mãos
- Deixe-o brincar com cubos e caixas pequenas
- Ajude o bebê a rolar
- Ofereça mordedores
- Cante e fale com o bebê
6º ao 8º mês
MARCOS DO DESENVOLVIMENTO
6 MESES
- Vira na direção de sons e vozes
Imita sons, faz bolinhas de saliva - Rola nas duas direções quando deitada
- Senta sem apoio
- Estica os braços para pegar objetos e os põe na boca
- Está pronta para alimentos sólidos
7 MESES
- Senta sem apoio
- Puxa objetos em sua direção
- Imita sons da fala
- Começa a se arrastar ou engatinhar
- Pode demonstrar medo com pessoas estranhas
8 MESES
- Diz “papá” e “mamã/á” para os pais, sem especificar
- Transfere os objetos de uma mão para a outra
- Engatinha
- Aponta para objetos
- Atira objetos no chão
- Reclama quando é contrariado
SUGESTÕES
- Leia com o bebê e para o bebê
- Mostre livros infantis com histórias e figuras de diferentes animais. Emita os sons dos bichinhos, para que ele aprenda. Outra boa opção, são os livros que possuem formatos e texturas diferentes
- Comece a formar uma pequena biblioteca, em um local seguro e acessível, para que a própria criança possa alcançá-los quando quiser
- Coloque o bebê sentado com apoio
- Estimule o bebê a passar o brinquedo de uma mão para a outra
- Brinque de esconde-esconde, escondendo objetos e falando “achou!” quando o bebê encontrar
- Brinque com instrumentos musicais, permita que o bebê emita sons diferentes
- Brinque com os bichinhos macios, crie uma historinha. Tenha certeza de que os bichinhos não soltam peças miúdas, como nariz, boca e olhos
- Movimente fantoches, contando historinhas e cantando uma canção
- Brinque com o bebê na frente do espelho
- Segure o bebê pelas axilas e brincar de pula-pula
- Estimule o bebê a rolar, subir e descer pequenas rampas
- Dê objetos seguros para o bebê tocar e sentir texturas, formatos, tamanhos e cores diferentes
- Brinque com brinquedos de apertar, que tocam músicas e fazem barulhos. Eles gostam de criar novos sons
- Leve o bebê ao parque, mostre a natureza e os animais. Deixe-o brincar com outras crianças
MARCOS DO DESENVOLVIMENTO
9 MESES
- Fica de pé segurando em alguma coisa
- Combina sílabas em sons que parecem palavras
- Usa o movimento de pinça para pegar objetos pequenos
- Bate objetos um contra o outro
- Reconhece sua imagem no espelho e reage com euforia
10 MESES
- Dá tchau com a mão
- Pega objetos com o movimento de pinça
- Anda segurando nos móveis
- Responde ao nome e entende o “não”
- Mostra o que quer com gestos
11 MESES
- Diz “papá” e “mamã/á” para a pessoa certa (pai e mãe)
- Participa de brincadeiras com gestos
- Fica de pé sozinha por alguns segundos
- Imita as ações dos outros
- Coloca objetos dentro de um recipiente
- Entende instruções simples
SUGESTÕES
- Leia com o bebê e para o bebê; estimule-o a gostar de histórias, mostre livros com figuras e cores diferentes. Deixe os livros em lugar acessível para que ele mesmo possa pegá-los
- Ensine-o a fazer movimentos de “tchau”, “sim”, “não” e “vem”
- Peça ao bebê que identifique o papai, a mamãe, a vovó, o cachorro
- Cante e toque CD de músicas infantis. Perceba as músicas preferidas e ensine-o a dançar e bater palma
- Brinque com brinquedos de apertar, que tocam músicas e fazem barulho
- Deixe uma gaveta da casa, que possua somente objetos seguros e interessantes para que o bebê possa mexer à vontade
- Monte torres de blocos, copos de plásticos, livros finos e outros objetos seguros. Os bebês gostam de derrubar a torre
- Os bebês gostam do brinquedo túnel, principalmente estiver engatinhando
- Leve o bebê ao parque, mostre a natureza e os animais. Deixe-o brincar com outras crianças
- Crie brincadeiras de encaixe, colocando um objeto dentro do outro. Existem brinquedos de encaixe específicos com várias formas e tamanhos (LEGO, quebra-cabeças, copos)
- Ajude o bebê a tampar potinhos
- Esconda um brinquedo debaixo da almofada e incentivar o bebê a procurá-lo
- Brinque com o bebê na frente do espelho
- Segure o bebê pelas axilas e brincar de pula-pula
- Comece a estimulá-lo a bater palmas
- Brinque com bonecos – surpresa, que saltam e pulam quando o bebê aperta o botão; deixe o bebê interagir com o boneco
- Deixe o bebê brincar de entrar e sair em uma caixa de papelão
- Brinque de jogar brinquedos dentro de uma caixa e depois retirá-los
- Incentive o bebê a se arrastar, colocando um brinquedo à sua frente
- Levante o bumbum do bebê para ajudá-lo a engatinhar
- Dê revistas velhas ao bebê: ele apreciará o som e o efeito de amassar e rasgar
- Estimule o bebê a guardar os brinquedos
12º mês
MARCOS DO DESENVOLVIMENTO
- Imita as ações dos outros
- Diz sons parecidos com palavras
- Mostra com gestos o que quer
- Diz uma palavra além de mamã/á e papá
- Dá alguns passinhos
- Entende e cumpre instruções simples
- Bebe líquidos no copinho
SUGESTÕES
- Facilite o andar, segurando o bebê pelas mãos
- Para os bebês que já andam, use brinquedos de puxar para estimular o andar
- Leia com o bebê e para o bebê; estimule-o a gostar de histórias, mostre livros com figuras e cores diferentes. Deixe os livros em lugar acessível para que ele mesmo possa pegá-los
- A TV pode ser usada com critério
- Existem brinquedos que encaixam as figuras, como quebra-cabeça e LEGO. Ensine sobre as figuras e cores
- Monte torres maiores de blocos, copos de plásticos, livros finos e outros objetos seguros. Os bebês gostam de derrubar a torre
- Brinque com brinquedos de apertar, que o boneco pula, toca música e faz barulho
- Use brinquedos de borracha no banho
- Brinque de empurrar os objetos e bonecos dentro dos carrinhos
- Leve o bebê ao parque, mostre a natureza e os animais. Deixe-o brincar com outras crianças
- Brinque com papel e giz de cera. O bebê fica feliz quando vê que produz a sua marca
- Pegue massinhas de modelar e mostre para o bebê como enrolar, amassar e modelar. Faça formatos diferentes
- Brinque na areia com baldinhos, pás e forminhas. Permita que ele brinque com outras crianças
- Ensine o bebê a chutar a bola. Jogue ao ar livre e use bolas leves
- Os bebês passam a vivenciar as brincadeiras com bonecos, conversando com os mesmos. Permita que o bebê crie
- Deixe que ande descalço na areia ou grama
- Peça ao bebê que busque certos objetos para você
- Incentive a criança a se despir sozinha e tirar seu próprio sapato
- Brinque de bater palmas e pés, peça para a criança te imitar
- Faça sons de animais para a criança imitar
- Pergunte: qual é seu nome? Quantos anos você tem?
- Mostre álbum de fotografias e nomeie as pessoas
- Diga sempre ao bebê o que está fazendo
- Estimule o bebê a guardar os brinquedos
Bola é um brinquedo que deve ser usado na infância de toda criança.
As primeiras bolas devem ser de plástico, leves e com aproximadamente 30 cm de diâmetro.
Exercícios sugeridos com a bola:
- Deite o bebê de bruços, de maneira que seu tórax fique sobre a bola; deixe que os pezinhos do bebê toquem o chão. Agora, segurando o bebê pelo tórax, movimente-o de frente para trás rolando sobre a bola. Assim ele pode ver as coisas por outro ângulo e irá aprender a dar impulsos com os pés
- Pendure a bola por um barbante de 15 cm de comprimento e deixe que o bebê empurre-a com os pés depois chutará a bola com mais força
- Ambos sentados, um em frente ao outro, com as pernas afastadas, brinque de empurrar a bola na direção da criança
- Pulando sentado: sente o bebê sobre a bola segurando-o pelo tórax e faça movimentos de pequenos pulinhos
- Quando a criança já tiver domínio do andar, ensine-a a jogar bola com os pés e com as mãos
Não dê as costas para a criança durante as brincadeiras e passeios!
Esteja sempre por perto, principalmente quando a criança for brincar com tinta, giz de cera, massinha de modelar, água e areia. Não permita que coloque os produtos na boca.
Cuidado com objetos que possuem: cordas, cordões, pontas, produtos químicos e peças pequenas (fáceis de engolir).
Observe se a embalagem do produto contém estas duas informações:
(1°) Se o brinquedo possui o selo Inmetro. Ofereça os brinquedos que cumpram os padrões de segurança.
(2°) A faixa etária indicada para o brinquedo.