Mamãe e Eu

Estimulação Psicomotora

Desenvolvimento Psicomotor – Aprenda a brincar com seu bebê, mês a mês!

A brincadeira é um importante espaço onde ocorrem trocas de informações e onde é criado um mundo de ilusões e verdades por meio de símbolos, vivenciando momentos de alegria, satisfações e angústias. Nesse momento lúdico, a criança aprende a solucionar situações de conflito. Mais tarde, o que parecia uma simples brincadeira será a preparação para um adulto mais organizado, capaz de lidar com o inesperado, tratando as dificuldades com mais habilidade.

No momento da brincadeira o bebê deve estar com o mínimo de roupa possível para movimentar-se livremente no chão de forma ativa. Não pode estar com sono nem com fome (observar o ritmo: alimentar-se, fazer atividade, soneca). As brincadeiras podem ser interrompidas para uma pequena pausa no colo, se necessário.

Aprenda aqui como brincar com o seu bebê, mês a mês!

1º mês

MARCOS DO DESENVOLVIMENTO

  • Levanta a cabeça
  • É capaz de imitar gestos
  • Gosta de movimentos de embalo
  • Aprende a acalmar-se com carinho, toque suave, segurança do colo e a voz dos pais
  • Reage aos sons, audição bem desenvolvida (a partir da 21ª semana de gestação) e reconhece os sons da vida fetal
  • Interesse por contrastes e enxerga objetos muito próximos (15 a 20 cm)
  • Olha fixo para rostos, tem interesse por formas arredondadas
  • Preferem vozes agudas
  • O tato é o modo que eles se conectam com o mundo e consigo mesmos (portanto, deixe o bebê por a mão na boca)
  • Prefere sabores mais adocicados
  • Distingue cheiros diferentes e responde ao cheiro da mãe
  • Passa boa parte do tempo dormindo (18 a 20 hs/dia)


SUGESTÕES

  • Converse com o bebê, faça carinho, elogie-o
  • Coloque objetos pequenos, macios e coloridos na mão da criança ou a uma distância de 20 cm
  • Movimente brinquedos de um lado para o outro, para que o bebê possa acompanhar o movimento
  • Junte as mãos do bebê como se fossem bater palmas
  • Ajude o bebê a se levantar um pouquinho e deite-o novamente, para firmar o tronco e a cabeça
  • Balance levemente um chocalho para o bebê ouvir o som e associar ao movimento
  • Passeie e tome sol com o bebê quando o tempo estiver bom e dentro do horário permitido
  • Carregue o bebê virado para frente, como se estivesse sentado numa cadeirinha
  • Mude sempre o bebê de posição e de lugar
  • Colo, Sling

 

2º mês

MARCOS DO DESENVOLVIMENTO

  • Mantém a cabeça erguida por períodos curtos
  • Levanta a cabeça num ângulo de 45 graus
  • Vocaliza sons como “agu” e “arru”
  • Segue os objetos com o olhar
  • Movimentos ficam menos bruscos
  • Sorri ao contato social
  • Desenvolve um tipo de choro para cada tipo de problema

 

SUGESTÕES

  • Manter as orientações do 1º mês
  • Coloque o bebê de bruços, com brinquedos coloridos em ambos os lados, para estimular a lateralidade; se colocar brinquedos na frente do bebê estimule-o a se arrastar para alcançá-los
  • Movimente objetos coloridos para baixo e para cima (para estimular a movimentação ocular do bebê)
  • Brinque de conversar, cantar, balbuciar e emitir sons diversos para ele
  • Coloque chocalhos e argolas na mão do bebê
  • Pendure móbiles no berço

 

3º mês

MARCOS DO DESENVOLVIMENTO

  • Segura a cabeça com firmeza
  • Dá gargalhada
  • Dá gritinhos
  • Reconhece o seu rosto e seu cheiro
  • Reconhece a sua voz
  • Vira a cabeça na direção dos sons
  • Leva as mãos à boca e suga os dedos
  • Segura objetos com firmeza por pouco tempo
  • Reage às brincadeiras com movimentos de pernas e braços

 

SUGESTÕES

  • Brinque de esconde-esconde com o bebê, escondendo preferencialmente o rosto
  • Deixe o bebê de bruços para brincar
  • Coloque brinquedos perto da mão do bebê para que ele tente pegá-los. Procure brincar com ele para que se sinta estimulado a conseguir alcançá-los
  • Brinque com móbiles
  • Olhe nos olhos do bebê, falar com ele, escutar e imitar seus sons, admirar seu sorriso
  • Explore as inúmeras possibilidades de brincadeiras com bolas
  • Simule um balanço na rede

4º mês

MARCOS DO DESENVOLVIMENTO

  • Responde com sons quando você fala com ela
  • Consegue apoiar o peso nas pernas
  • Junta as mãos e bate nos brinquedos
  • Consegue segurar um brinquedo
  • Estica o braço para pegar objetos
  • Consegue se virar se está deitada

 

SUGESTÕES

  • Manter as orientações anteriores e avançar um pouco mais
  • Com o bebê de lado, estimule-o a rolar sobre si mesmo
  • Com o bebê de barriga para cima e sobre um colchãozinho, gire o colchão arrastando-o em 360˚
  • Favoreça o “nadar no seco”, quando o bebê estiver de bruços
  • Sente-o no bebê conforto e ofereça brinquedos como chocalho
  • Mostre um brinquedo e depois esconda-o, para observar se o bebê o procura
  • Brinque de esconde-esconde com o bebê, escondendo preferencialmente o rosto

 

5º mês

MARCOS DO DESENVOLVIMENTO

  • Consegue distinguir cores primárias
  • Consegue se virar deitado
  • Consegue se distrair com as mãos e os pés
  • Vira na direção de barulhos novos
  • Reconhece o próprio nome
  • Põe objetos na boca
  • Senta com apoio

 

SUGESTÕES

  • Mantenha as orientações anteriores e avançar um pouco mais
  • Leia com o bebê e para o bebê
  • Coloque o bebê sentado, cercado de almofadas
  • Segure o bebê pelas axilas e coloque-o em pé por curtos períodos
  • Dê brinquedos para que o bebê possa pegá-los com as mãos
  • Deixe-o brincar com cubos e caixas pequenas
  • Ajude o bebê a rolar
  • Ofereça mordedores
  • Cante e fale com o bebê

 

6º ao 8º mês

MARCOS DO DESENVOLVIMENTO

6 MESES

  • Vira na direção de sons e vozes
    Imita sons, faz bolinhas de saliva
  • Rola nas duas direções quando deitada
  • Senta sem apoio
  • Estica os braços para pegar objetos e os põe na boca
  • Está pronta para alimentos sólidos

 

7 MESES

  • Senta sem apoio
  • Puxa objetos em sua direção
  • Imita sons da fala
  • Começa a se arrastar ou engatinhar
  • Pode demonstrar medo com pessoas estranhas

 

8 MESES

  • Diz “papá” e “mamã/á” para os pais, sem especificar
  • Transfere os objetos de uma mão para a outra
  • Engatinha
  • Aponta para objetos
  • Atira objetos no chão
  • Reclama quando é contrariado

 

SUGESTÕES

  • Leia com o bebê e para o bebê
  • Mostre livros infantis com histórias e figuras de diferentes animais. Emita os sons dos bichinhos, para que ele aprenda. Outra boa opção, são os livros que possuem formatos e texturas diferentes
  • Comece a formar uma pequena biblioteca, em um local seguro e acessível, para que a própria criança possa alcançá-los quando quiser
  • Coloque o bebê sentado com apoio
  • Estimule o bebê a passar o brinquedo de uma mão para a outra
  • Brinque de esconde-esconde, escondendo objetos e falando “achou!” quando o bebê encontrar
  • Brinque com instrumentos musicais, permita que o bebê emita sons diferentes
  • Brinque com os bichinhos macios, crie uma historinha. Tenha certeza de que os bichinhos não soltam peças miúdas, como nariz, boca e olhos
  • Movimente fantoches, contando historinhas e cantando uma canção
  • Brinque com o bebê na frente do espelho
  • Segure o bebê pelas axilas e brincar de pula-pula
  • Estimule o bebê a rolar, subir e descer pequenas rampas
  • Dê objetos seguros para o bebê tocar e sentir texturas, formatos, tamanhos e cores diferentes
  • Brinque com brinquedos de apertar, que tocam músicas e fazem barulhos. Eles gostam de criar novos sons
  • Leve o bebê ao parque, mostre a natureza e os animais. Deixe-o brincar com outras crianças
9º ao 11º mês

MARCOS DO DESENVOLVIMENTO

9 MESES

  • Fica de pé segurando em alguma coisa
  • Combina sílabas em sons que parecem palavras
  • Usa o movimento de pinça para pegar objetos pequenos
  • Bate objetos um contra o outro
  • Reconhece sua imagem no espelho e reage com euforia

 

10 MESES

  • Dá tchau com a mão
  • Pega objetos com o movimento de pinça
  • Anda segurando nos móveis
  • Responde ao nome e entende o “não”
  • Mostra o que quer com gestos

 

11 MESES

  • Diz “papá” e “mamã/á” para a pessoa certa (pai e mãe)
  • Participa de brincadeiras com gestos
  • Fica de pé sozinha por alguns segundos
  • Imita as ações dos outros
  • Coloca objetos dentro de um recipiente
  • Entende instruções simples

 

SUGESTÕES

  • Leia com o bebê e para o bebê; estimule-o a gostar de histórias, mostre livros com figuras e cores diferentes. Deixe os livros em lugar acessível para que ele mesmo possa pegá-los
  • Ensine-o a fazer movimentos de “tchau”, “sim”, “não” e “vem”
  • Peça ao bebê que identifique o papai, a mamãe, a vovó, o cachorro
  • Cante e toque CD de músicas infantis. Perceba as músicas preferidas e ensine-o a dançar e bater palma
  • Brinque com brinquedos de apertar, que tocam músicas e fazem barulho
  • Deixe uma gaveta da casa, que possua somente objetos seguros e interessantes para que o bebê possa mexer à vontade
  • Monte torres de blocos, copos de plásticos, livros finos e outros objetos seguros. Os bebês gostam de derrubar a torre
  • Os bebês gostam do brinquedo túnel, principalmente estiver engatinhando
  • Leve o bebê ao parque, mostre a natureza e os animais. Deixe-o brincar com outras crianças
  • Crie brincadeiras de encaixe, colocando um objeto dentro do outro. Existem brinquedos de encaixe específicos com várias formas e tamanhos (LEGO, quebra-cabeças, copos)
  • Ajude o bebê a tampar potinhos
  • Esconda um brinquedo debaixo da almofada e incentivar o bebê a procurá-lo
  • Brinque com o bebê na frente do espelho
  • Segure o bebê pelas axilas e brincar de pula-pula
  • Comece a estimulá-lo a bater palmas
  • Brinque com bonecos – surpresa, que saltam e pulam quando o bebê aperta o botão; deixe o bebê interagir com o boneco
  • Deixe o bebê brincar de entrar e sair em uma caixa de papelão
  • Brinque de jogar brinquedos dentro de uma caixa e depois retirá-los
  • Incentive o bebê a se arrastar, colocando um brinquedo à sua frente
  • Levante o bumbum do bebê para ajudá-lo a engatinhar
  • Dê revistas velhas ao bebê: ele apreciará o som e o efeito de amassar e rasgar
  • Estimule o bebê a guardar os brinquedos

 

12º mês

MARCOS DO DESENVOLVIMENTO

  • Imita as ações dos outros
  • Diz sons parecidos com palavras
  • Mostra com gestos o que quer
  • Diz uma palavra além de mamã/á e papá
  • Dá alguns passinhos
  • Entende e cumpre instruções simples
  • Bebe líquidos no copinho

 

SUGESTÕES

  • Facilite o andar, segurando o bebê pelas mãos
  • Para os bebês que já andam, use brinquedos de puxar para estimular o andar
  • Leia com o bebê e para o bebê; estimule-o a gostar de histórias, mostre livros com figuras e cores diferentes. Deixe os livros em lugar acessível para que ele mesmo possa pegá-los
  • A TV pode ser usada com critério
  • Existem brinquedos que encaixam as figuras, como quebra-cabeça e LEGO. Ensine sobre as figuras e cores
  • Monte torres maiores de blocos, copos de plásticos, livros finos e outros objetos seguros. Os bebês gostam de derrubar a torre
  • Brinque com brinquedos de apertar, que o boneco pula, toca música e faz barulho
  • Use brinquedos de borracha no banho
  • Brinque de empurrar os objetos e bonecos dentro dos carrinhos
  • Leve o bebê ao parque, mostre a natureza e os animais. Deixe-o brincar com outras crianças
  • Brinque com papel e giz de cera. O bebê fica feliz quando vê que produz a sua marca
  • Pegue massinhas de modelar e mostre para o bebê como enrolar, amassar e modelar. Faça formatos diferentes
  • Brinque na areia com baldinhos, pás e forminhas. Permita que ele brinque com outras crianças
  • Ensine o bebê a chutar a bola. Jogue ao ar livre e use bolas leves
  • Os bebês passam a vivenciar as brincadeiras com bonecos, conversando com os mesmos. Permita que o bebê crie
  • Deixe que ande descalço na areia ou grama
  • Peça ao bebê que busque certos objetos para você
  • Incentive a criança a se despir sozinha e tirar seu próprio sapato
  • Brinque de bater palmas e pés, peça para a criança te imitar
  • Faça sons de animais para a criança imitar
  • Pergunte: qual é seu nome? Quantos anos você tem?
  • Mostre álbum de fotografias e nomeie as pessoas
  • Diga sempre ao bebê o que está fazendo
  • Estimule o bebê a guardar os brinquedos
FALANDO SOBRE BOLA

Bola é um brinquedo que deve ser usado na infância de toda criança.

As primeiras bolas devem ser de plástico, leves e com aproximadamente 30 cm de diâmetro.

Exercícios sugeridos com a bola:

  • Deite o bebê de bruços, de maneira que seu tórax fique sobre a bola; deixe que os pezinhos do bebê toquem o chão. Agora, segurando o bebê pelo tórax, movimente-o de frente para trás rolando sobre a bola. Assim ele pode ver as coisas por outro ângulo e irá aprender a dar impulsos com os pés
  • Pendure a bola por um barbante de 15 cm de comprimento e deixe que o bebê empurre-a com os pés depois chutará a bola com mais força
  • Ambos sentados, um em frente ao outro, com as pernas afastadas, brinque de empurrar a bola na direção da criança
  • Pulando sentado: sente o bebê sobre a bola segurando-o pelo tórax e faça movimentos de pequenos pulinhos
  • Quando a criança já tiver domínio do andar, ensine-a a jogar bola com os pés e com as mãos
RECOMENDAÇÕES ESPECIAIS

Não dê as costas para a criança durante as brincadeiras e passeios!

Esteja sempre por perto, principalmente quando a criança for brincar com tinta, giz de cera, massinha de modelar, água e areia. Não permita que coloque os produtos na boca.

Cuidado com objetos que possuem: cordas, cordões, pontas, produtos químicos e peças pequenas (fáceis de engolir).

Observe se a embalagem do produto contém estas duas informações:

(1°) Se o brinquedo possui o selo Inmetro. Ofereça os brinquedos que cumpram os padrões de segurança.
(2°) A faixa etária indicada para o brinquedo.