Estimulação Psicomotora
Estimulação Psicomotora
Os bebês quando nascem têm bilhões de neurônios, mas a princípio as conexões entre eles não são bem desenvolvidas ele é capaz de realizar apenas as funções biológicas básicas.
A formação dos circuitos neurológicos é induzida pela mielina, uma substância branca e gordurosa que recobre as células nervosas, cuja função é agilizar o tráfego de impulsos nervosos entre as células para ativar as sinapses (conexões que permitem a comunicação entre os neurônios). Quando isso acontece, os estímulos fazem diferença. Um neurônio pode fazer sinapses com outros dois se a criança não for estimulada. Se for, é capaz de se conectar com outros dez.
O Programa Mamãe & Eu, conta com uma consultoria maternoinfantil bastante completa, incluindo também técnicas relacionadas à estimulação psicomotora.
Neste sentido, através de consulta domiciliar, orientamos como estimular seu bebê de forma pedagógica em cada fase de seu desenvolvimento ao longo do primeiro ano de vida, tendo como objetivo favorecer um desenvolvimento adequado e correspondente à idade.
Não é preciso fazer malabarismos! O apego, o interesse, o afeto, as carícias, os cuidados com o bebê, bem como os estímulos naturais que são sempre renovados pelos avanços da criança é que provocam novas respostas, gerando assim estímulos cada vez mais evoluídos.
Assim, cada nova habilidade é o aperfeiçoamento de uma anterior ou a combinação de outras já aprendidas. Considerando estes aspectos, as primeiras experiências de aprendizado são essenciais para criar uma criança capaz de planejar, raciocinar e resolver problemas.
É importante saber que respeitamos a fase e os marcos de desenvolvimento que os bebês se encontram, o que proporciona benefícios ainda maiores!
Para saber como funciona a estimulação psicomotora do Programa Mamãe & Eu, entre em contato conosco!
Brinquedo X Brincadeira
Brinquedo é diferente de brincadeira. A criança precisa de brincadeira. É através da brincadeira que colocamos limites, damos carinho, atenção e amor.
A brincadeira é um importante espaço onde ocorrem trocas de informações e onde é criado um mundo de ilusões e verdades por meio de símbolos, vivenciando momentos de alegria, satisfações e angústias. Nesse momento lúdico, a criança aprende a solucionar situações de conflito. Mais tarde, o que parecia uma simples brincadeira será a preparação para um adulto mais organizado, capaz de lidar com o inesperado, tratando as dificuldades com mais habilidade.
Nesse contexto vale a pena citar dois programas: o Kinedu, encontrado nas mídias como App e instagram e o PEKiP – Prager Eltern- Kind Programm. O Programa Pais-filhos de Praga, é um programa para estimular bebês brincando. As brincadeiras e sugestões do PEKiP apoiam o bebê no desenvolvimento de suas capacidades físicas, mentais e sociais; no entanto não servem para acelerar seu desenvolvimento. O foco é incentivar sua autoconfiança, dando-lhe somente um pequeno impulso, do resto a criança mesma cuidará. Outra premissa desse programa é que devemos encontrar o equilíbrio entre permitir e proibir, porque a criança precisa de ambos.
Através de seu trabalho científico centrado no desenvolvimento da criança no primeiro ano de vida, o Dr. Jaroslav Kock, na República Checa alicerçou o PEKiP. Anos depois a Alemanha se tornou referência no programa que se espalhou pela Europa e alguns países da Ásia.
O desenvolvimento de um bebê ocorre, na maioria dos casos, em determinada sequência. Isto significa que existe um percurso programado, obedecido por aproximadamente 87% dos bebês. Os outros 13% dos bebês pulam algumas etapas do desenvolvimento ou as alcançam mais tarde que outros bebês.
No momento da brincadeira o bebê deve estar com o mínimo de roupa possível para movimentar-se livremente no chão de forma ativa. Não pode estar com sono nem com fome (observar o ritmo: alimentar-se, fazer atividade, soneca). As brincadeiras podem ser interrompidas para uma pequena pausa no colo, se necessário.
Para saber como brincar com seu bebê em cada fase do desenvolvimento, acesse nosso Blog!