Home-Care

O Home-care é uma opção de atendimento onde eu vou até a casa da paciente por um período de 10 dias consecutivos, 4 horas por dia.

Primeiramente é examinada a mãe e dadas as orientações sobre a amamentação: pega correta considerando os diferentes tipos de mamilo, posições para amamentar, tempo, intervalo. Prevenção de lesões mamilares, prevenção do empedramento das mamas, dificuldades para amamentar e amamentação de bebês prematuros e múltiplos.

Em seguida demonstramos os cuidados com o bebê recém-nascido: como trocar a fralda, curativo do umbigo, o banho, como vestir o bebê, amamentação, alimentação, sono, como estabelecer a rotina, estimulação psicomotora e os primeiros socorros.

Neste momento também é feito uma vistoria técnica no mobiliário e utensílios do bebê, respeitando a ergonomia, funcionalidade e segurança para as atividades diárias.

É interessante que o pai e a mãe realizem os procedimentos com segurança sob o acompanhamento da enfermeira, ainda que optem por delegar essas tarefas no futuro.

Depois de dominadas as técnicas e já todos mais acostumados à nova rotina, o momento da minha presença em casa também pode ser aproveitado para breves saídas do casal ou que a mãe volte à sua vida normal, frequentando um salão, fazendo compras, etc. Assim aos poucos todos vão ver que ninguém substitui os pais, mas todos sobrevivem à pequenas ausências!