Lullaby

Dorme Em Paz - Grupo Ellas
A Mother’s Prayer - Celine Dion
Brahms’ Lullaby - Celine Dion
Ele Me Ama - Grupo Voices
What a Wonderful World - Celine Dion
From the inside out - Hillsong
You are Holy - Michael W. Smith

Conduzir o bebê ao sono é um momento importante na rotina diária. É preciso investir tempo e deixar claro para o bebê qual é a sua orientação para aquele momento, mesmo que ele não concorde imediatamente. Depois será bem tranquilo! Acostumem-se, pois para o resto da vida existirão coisas fáceis e difíceis de ensinar; além disto, o temperamento do bebê influi diretamente no processo de aprendizagem.

Contudo, não se esqueçam: são vocês, papai e mamãe, que estão no comando!

Se você precisa de ajuda e orientação neste assunto, sugiro o livro Nana Nenê, que com certeza contém excelentes orientações com relação ao sono.

Na prática vemos que uma rotina para a hora do sono facilita o entendimento de onde queremos chegar; então uma refeição, um banho, um livrinho e uma música são muito bem vindos.

Falando especificamente de música

A música tem uma grande influência sobre o ser humano. Todos nós temos nossas preferências musicais: músicas que marcaram momentos inesquecíveis, músicas que detestamos, músicas com as quais nos rendemos por tamanha beleza e harmonia, algumas ouvimos bem alto, outras quase sussurradas...

Atualmente até os nossos pequeninos quando nascem têm o privilégio de terem uma música escolhida pelos pais durante o parto!

Mas eu quero chegar mesmo é na hora do sono! Gostaria de orientá-los a jamais cantar canções opressivas e assustadoras, principalmente neste momento. Seu bebê precisa de palavras que reforçam a segurança, palavras consoladoras e carinhosas que permaneçam em sua mente durante a noite e cooperem com um sono tranquilo. Portanto, folclore à parte, passe longe de canções como “boi da cara preta”, “medo de careta”,“a cuca vem pegar” e canções que ameaçam a criança enquanto os pais estão longe! Isso tanto prejudica substancialmente o sono quanto causa danos psicológicos futuros.

Uma das minhas canções favoritas para este momento é Dorme em Paz, do grupo Ellas. Essa e outras canções de ninar você pode desfrutar aqui em Lullaby.