Baby Shower

O que é...

Quando estava grávida do Davi, meu primeiro filho, minha mãe e minha irmã carinhosamente fizeram um chá de bebê para ele. A casa estava cheia de amigos e parentes, passamos uma linda tarde juntos!
Alguns anos depois tive o imenso prazer de conviver com minha amiga Jeniffer Frith, de Beluxi, Mississipe. Vi mais uma vez a marcante demonstração de carinho quando ela fez o Chá de Bebê para minha filha, Sara!

Portanto, se você já está no 7º ou 8º mês de gestação, chegou a época ideal para realizar o Chá de Bebê. A intenção do Chá é de ajudar a futura mamãe a se equipar para esse início cheio de despesas e apoiá-la emocionalmente nessa nova fase.

O Chá de Bebê dispensa qualquer formalidade e o convite pode ser feito por telefone mesmo. Geralmente é realizado por uma amiga mais íntima da gestante e as pessoas que serão convidadas devem ser conhecidas. Pode-se convidar homens e mulheres mas na prática, vemos que é uma reunião com característica de público feminino.

Se você e sua amiga quiserem optar pela distribuição do convite, o entregue-os com uma semana de antecedência. O ideal é que o Chá de Bebê seja combinado para um final de semana na parte da tarde, para que todos possam comparecer.

No dia poderão ser servidos sanduichinhos, torta salgada, bolo, cupcakes, pães, patês, sorvete, água, suco ou refrigerante e não pode faltar, pela tradição, pelo menos um tipo de chá. Para que todos fiquem mais à vontade, você pode montar uma mesa ou aparador no ambiente com tudo disposto em cima e deixar que as pessoas se sirvam.
Com relação aos presentinhos a levar o ideal para o chá de bebê é pedir produtos relacionados à higiene, principalmente fraldas. Você pode especificar a marca sem problemas. Não se esqueça de distribuir para 2 ou 3 pessoas os itens que se gasta mais:
  • fralda descartável RN, P e M
  • termômetro para banheira
  • termômetro clínico digital
  • tesourinha de unha
  • escova de cabelo macia e pente
  • sabonetes neutros para bebê
  • sabonete líquido cabeça e corpo
  • cotonete
  • algodão quadrado
  • lenço umedecido
  • álcool 70% para curativo umbilical
  • creme preventivo de assadura
  • óleo para bebê
  • cabides
  • balde plástico
  • bacia plástica

Dinâmica

Ao chegarem os convidados deixe-os à vontade para conversarem e se servirem.

Após mais ou menos 1 hora do início, faça uma roda, sente a gestante em lugar estratégico e brinque um pouco com ela. Essas brincadeiras devem durar também aproximadamente 1 hora. Depois disso, deixe-os novamente livres.
Se quiser, pode deixar algo especial para ser servido no final, encerrando o Chá.
Priorize para as brincadeiras as avós e tias do bebê e/ou amigas muito íntimas da gestante. Lembre-se: não constranja a gestante e os convidados com brincadeiras inapropriadas!

Faça um cartão e dê de lembrança para a gestante. A mensagem do cartão será feita no momento final da roda como fechamento desta parte; cada convidada terá direito de contribuir com 03 palavras para o texto, começando de quem está conduzindo e seguindo em sentido horário para que todas participem. Depois, ao término deste momento de brincadeiras, todas as convidadas deverão assinar o cartão. Exemplo: Querida fulana, e assim sucessivamente.

Brincadeiras

  1. Separe mais ou menos 06 presentes ainda fechados; um a um, peça que ela acerte o que está dentro; em seguida ela pode abrir o presente: se acertou, muito bem; se errou, paga uma prenda.
  2. Para que ela ganhe todos os outros presentes que sobraram, faça um quiz: por telefone e com antecedência, pergunte ao marido sobre algo que aconteceu durante a gestação e mantenha segredo. No momento do Chá, faça para ela a mesma pergunta e ela ganhará todos os presentes juntos se responder corretamente. A intenção é expor para os convidados um fato curioso relacionado ao bebê e não tornar cansativo a abertura de todos os presentes em público.
  3. Usando uma boneca, peça a duas pessoas (uma de cada vez) que coloquem a antiga fralda de pano com alfinete; confira o tempo gasto e a que terminar primeiro, ganha. Premie a vencedora.
  4. De maneira semelhante use a boneca, mas agora com fralda descartável (para não haver perigo de se machucarem com o alfinete). Peça a pessoa que memorize bem onde estão a boneca e a fralda e em seguida, coloque uma venda em seus olhos. Antes que comece a contar o tempo e sem que ela perceba, mude as coisas de lugar; deixe que ela realize a tarefa com esse grau de dificuldade. A que terminar primeiro, ganha. Premie a vencedora.
  5. Encha uma mamadeira de balinhas tipo MM’s ou jujuba e mantenha segredo sobre o número correto. Convide 03 pessoas a acertarem quantas balinhas tem; quem acertar ou mais se aproximar, ganha. Premie a vencedora.
  6. Meça a circunferência da barriga da gestante e mantenha segredo sobre o valor correto. Convide 03 pessoas a participarem, dê a cada uma um rolo de barbante e, sem medir na gestante, peça a cada uma que corte a medida que pensa ser a circunferência da barriga; quem acertar ou mais se aproximar, ganha. Premie a vencedora.
  7. Coloque em uma sacolinha de papel vários itens relacionados a bebê como: chupeta, chocalho, sapatinho, cotonete, mordedor, algodão, termômetro, etc.. Convide 03 pessoas a participarem e dê um pedaço de papel e uma caneta a cada uma. Durante 01 minuto deixe que elas, uma a uma, coloquem a mão dentro da sacolinha tentando acertar o que tem apenas pelo tato, sem olhar; não se pode falar nada neste momento, apenas memorizar os objetos. Após 01 minuto a participante poderá escrever tudo que conseguiu identificar. Faça isso com as três. Ganha quem escrever o maior número correto de objetos. Premie a vencedora.
  8. Dê uma fralda descartável e uma caneta para cada convidado para que escrevam uma mensagem na própria fralda. Será divertido para os pais na hora de usá-la.

Prendas

  • Chupar uma chupeta e deixá-la pendurada no pescoço (destinada somente para este fim)
  • Colocar um babador
  • Colocar uma peruca exótica
  • Imitar o Cebolinha falando: 'Da próxima vez eu prometo que vou praticar mais para ganhar os presentes e me livrar das prendas!!!!!!!!'
  • Cantar uma música infantil
  • Tomar suco na mamadeira (destinada somente para este fim)

Presentes

  • Um vasinho de violeta com um laço e um cartãozinho.
  • Coloque em um saquinho transparente uma fraldinha descartável cheia de balas coladas com cola quente; feche com um laço e ponha um cartãozinho.
  • Encha uma mamadeira pequena de sais de banho, identificando com uma etiqueta o que é e o aroma. Coloque um laço e um cartãozinho.
  • Encha uma mamadeira pequena com sabonete líquido de erva-doce para uso no lavabo; dê um laço e ponha um cartãozinho.
  • Faça xérox do último Ultrassom do bebê e cole-o na tampa de uma caixinha de madeira pintada; coloque-o num saquinho transparente e dê um laço com um cartãozinho.
  • Sabonetes feitos artesanalmente com formato de bebê também podem ser oferecidos, devidamente embalados e adornados.
Ofereça no final do chá um pequeno souvenir como lembrança daquele Chá de Bebê!